A Evolução que também é conhecida como evolução biológica, genética ou orgânica, corresponde ao processo de modificação e adaptação das espécies ao longo do tempo, ou seja, é a mudança das características hereditárias de uma população de seres vivos de uma geração para outra.Este processo faz com que as populações de organismos mudem e se diversifiquem ao longo do tempo.
-Há três mecanismos básicos de mudanças evolutivas: selecção natural, deriva genética e fluxo génico;
O processo proposto por Charles Darwin e Alfred Wallace, os dois responsáveis pela teoria da evolução por seleção natural. Age sobre o fenótipo.O fenótipo é determinado por um trecho genômico do indivíduo, conhecido como genótipo e também pelo ambiente em que o organismo vive, e as interações entre os genes e o ambiente.
A deriva genética é mudança aleatória na frequência de alelos, causada pela amostragem aleatória dos genes de uma geração durante a reprodução.
E o fluxo génico é a transferência de genes entre (e dentro de) populações.
Evidências da evolução
A evolução tem suas bases fortemente corroboradas pelo estudo comparativo dos organismos, sejam fósseis ou atuais.
Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum.
Analogia: refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função. As asas dos insetos e das aves são estruturas diferentes quanto à origem embriológica, mas ambas estão adaptadas à execução de uma mesma função: o vôo. São, portanto, estruturas análogas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário