quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Aulas Práticas

AULAS PRÁTICAS SOBRE:


- BRIÓFITAS;
-PTERIDÓFITAS;
-ALGAS;

 







Reino Fungi



  O Reino Fungi é representado por organismos eucariontes unicelulares ou pluricelulares, sendo encontrados nos mais diversos tipos de ambientes.
Resultado de imagem para reino fungiEntre os fungos, incluem-se os cogumelos, mofos, orelhas de pau, líquens, entre outros organismos.

Por algum tempo, os fungos foram classificados no reino vegetal, por possuírem características semelhantes as das plantas, no entanto diferem fundamentalmente por não apresentarem clorofila ou qualquer outro pigmento fotossintetizante, portanto são heterotróficos.
Resultado de imagem para reino fungiOs fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprófagos, quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos; como parasitas, quando se alimentam de substâncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-o ou podendo estabelecer associações mutualísticas com outros organismos, em que ambos se beneficiam. Além desses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos considerados predadores que capturam pequenos animais e deles se alimentam.
Os fungos saprófagos são responsáveis por grande parte da degradação da matéria orgânica.
Resultado de imagem para reino fungiResultado de imagem para reino fungi
Os fungos fazem respiração aeróbia utilizando oxigênio na troca gasosa. Porém alguns são capazes de respirar mesmo na ausência de oxigênio fazendo respiração anaeróbia, ou fermentação, como no caso das leveduras que ao invés de oxigênio acabam usando açúcar para obtenção de energia.
Os seres pluricelulares, como os cogumelos, apresentam o corpo de frutificação (parte que fica acima do solo e é visível a olho nu). Abaixo do solo estão as hifas que se fixam no solo como se fossem raízes e juntas formam o micélio. É das hifas que surgem os corpos de frutificação. Os fungos unicelulares são as leveduras (usadas para fermentação).

reprodução dos fungos pode ser tanto sexuada quanto assexuada. A sexuada acontece somente em fungos pluricelulares onde ocorre a troca de material genético através da fusão de hifas. A reprodução assexuada pode ser feita tanto por fungos unicelulares quanto pluricelulares. Na sexuada não ocorre troca de material genético e pode ocorrer nos seres unicelulares por meio de brotamento no qual um novo ser brota no corpo de outro já existente e se solta depois de um período. Nos seres pluricelulares ocorre por separação dos micélios, que se desprende do indivíduo principal e dá início a outros seres e por esporulação, no qual ocorre a dispersão dos esporos que estão nos corpos de frutificação.
Resultado de imagem para reino fungi

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Reino Protista



Pertencem a este reino os protozoários e as algas. Antigamente, estes organismos eram agrupados nos reinos Animal e Vegetal, respectivamente. Hoje em dia, sabemos que fazem parte dos protistas devido a características particulares. Os representantes deste reino são indivíduos eucariontes, unicelulares ou multicelulares, autótrofos ou heterótrofos.

Resultado de imagem para reino protista algas e protozoáriosSão encontrados no solo ou em ambientes aquáticos, podendo ser de vida livre, parasitas ou associados a outros seres, como os corais. Os protistas possuem um papel de grande importância ambiental, sendo responsáveis pelo controle populacional de bactérias, pela ciclagem de nutrientes e os fotossintetizantes, pela síntese de boa parte da produtividade primária global. A maioria das espécies é aeróbia, mas também há espécies anaeróbias facultativas e estritas.






Classificação das Algas:

A palavra algas refere-se aos organismos autotróficos fotossintetizantes, unicelulares ou multicelulares, encontrados em ambientes úmidos, de água doce ou salgada. O grupo das algas é muito diverso e sua classificação é com base no tipo de pigmento, tipo de clorofila, se são unicelulares ou multicelulares, entre outras características.

-> Diatomáceas: são unicelulares e encontram-se em mares de águas frias. Suas células são cobertas por uma carapaça, com formatos e cores diversas. São importantes componentes do fitoplâncton, servindo de alimento para muitos organismos.

-> Algas Vermelhas: conhecidas como rodofíceas, apresentam coloração avermelhada devido à presença de um pigmento denominado ficobilina, são multicelulares, encontradas em água doce ou salgada.

-> Algas Verdes: conhecidas como clorofíceas, apresentam coloração verde devido à presença de clorofila. Podem ser uni ou multicelulares, de água doce ou salgada, ou ainda viverem em troncos úmidos e associadas aos fungos, formando os líquens.

-> Algas Pardas: conhecidas como feofíceas, apresentam coloração marrom devido à presença de fucoxantina. São multicelulares e marinhas, podendo atingir grande porte de comprimento.

-> Euglenoides: são organismos flagelados, unicelulares, de água doce ou salgada. São indicadores da qualidade da água, pois são abundantes em ambientes de água poluída, com excesso de nutrientes.

-> Dinoflagelados: são organismos com dois flagelos, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos. Alguns são bioluminescentes, ou seja, podem gerar luz por meio de reações químicas. Algumas espécies também possuem pigmentos avermelhados e produzem toxinas, fenômeno conhecido como maré vermelha.


Resultado de imagem para reino protista


Classificação dos Protozoários:

Resultado de imagem para reino protista-> Rizópodes: Também conhecidos como Sarcodíneos, são organismos que apresentam pseudópodes (extensões do citoplasma com função de locomoção e alimentação).

-> Ciliados: Caracterizam-se pela presença de cílios, utilizados para locomoção, deslocamento do organismo em ambientes aquáticos e na alimentação (movendo partículas de alimento até a célula).

-> Flagelados: São indivíduos que possuem flagelos, estruturas filamentosas longas, utilizados na movimentação e captura de alimentos.

-> Foraminíferos: Os organismos deste grupo possuem uma carapaça externa com
 perfurações pelas quais são projetados os 
pseudópodes utilizados na captura de alimento, 
locomoção e fixação em substratos.

-> Esporozoários: São parasitas, unicelulares, sem estruturas de locomoção.


Curiosidades sobre os protistas:

A maioria dos protozoários são parasitas de outros organismos e causam doenças. Dentre elas podemos citar: Amebíase, Leishmaniose tegumentar, Tricominíase, Doenças de Chagas, Malária e Toxoplasmose.

Reino Monera



O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros (1µm = 0,001 mm). As bactérias (do grego bakteria: 'bastão') são encontrados em todos os ecossistemas da Terra e são de grande importância para a saúde, para o ambiente e a economia. As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos.

 => Exemplos da importância das bactérias:

 - Na decomposição de matéria orgânica morta. Esse processo é efetuado tanto aeróbia, quanto anaerobicamente; agentes que provocam doença no homem;em processos industriais, como por exemplo, os lactobacilos, utilizados na indústria de transformação do leite em coalhada;no ciclo do nitrogênio, em que atuam em diversas fases, fazendo com que o nitrogênio atmosférico possa ser utilizado pelas plantas;em Engenharia Genética e Biotecnologia para a síntese de várias substâncias, entre elas a insulina e o hormônio de crescimento.

 Características dos moneras:

Como vimos, as bactérias (do grego bakteria: 'bastão') são encontrados em todos os ecossistemas da Terra. Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros ( 1µm = 0,001 mm).



Resultado de imagem para reino monera

Experimento do fermento biológico

Prática: FERMENTAÇÃO 

MATERIAIS UTILIZADOS:

 °COPOS DE VIDRO;
 °ÁGUA;
 °FERMENTO BIOLÓGICO;
 °COLHER;

PROCEDIMENTO:

-> Copo 1: Misture 100ml de água + 1 colher de fermento                 biológico;

-> Copo 2: Misture 100ml de água + 3 colheres de açúcar + 1             colher de fermento biológico;

-> Copo 3: Misture 100ml de água + 3 colheres de açúcar;

-> Copo 4: Misture 100ml de água morna + 1 colher de açúcar             + 1/2 colher de fermento biológico;

------------------------------------------------------------


 No copo 2 e 4 ocorreu uma reação onde chamamos ela de FERMENTAÇÃO. O açúcar e a água morma influenciaram 
na fermentação acelerando o processo.

 A fermentação ocorre pela obtenção de energia que ocorre sem a presença de gás oxigênio, portanto,
trata-se de uma via de produção de energia anaeróbia.

 As leveduras são um tipo de fungo unicelular, e os fungos em geral tem uma grande importância
 ecológica pois eles atuam como decompositores no meio ambiente.




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reino Vegetal

 
O Reino Vegetal ou Reino Plantae, é caracterizado por organismos autótrofos (produzem seu próprio alimento) e clorofilados. Por meio da luz solar, realizam o processo da fotossíntese e, por esse motivo, são chamados de seres fotossintetizantes. Vale lembrar que a fotossíntese é o processo pelo qual as plantas absorvem energia solar para produzirem sua própria energia. Isto ocorre através da ação da clorofila (pigmento associado à coloração verde das plantas) existente em seus cloroplastos.
   As plantas formam a base da cadeia alimentar. Elas são produtoras de matéria orgânica e alimentam os seres heterótrofos, ou seja, representam o grupo responsável pela nutrição de diversos organismos consumidores.
Isso indica que sem a existência desses seres autótrofos, a vida na terra seria impossível.

- Características Gerais do Reino Vegetal:
*Eucariontes (núcleo organizado).
*Autótrofos (produzem o próprio alimento). 
*Fotossintetizantes (produção da fotossíntese).
*Pluricelulares (multicelulares)Células formada por vacúolos, cloroplastos e celulose.

- Classificação do Reino Vegetal:
O Reino Vegetal é composto de plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) que possuem vasos condutores de seiva, e plantas avasculares (briófitas), destituídas desses vasos.


--> Briófitas:

As briófitas são plantas de pequeno porte que não recebem luz direta do sol, uma vez que habitam locais úmidos, por exemplo, os musgos. A reprodução desse grupo ocorre através do processo de metagênese, ou seja, possui uma fase sexuada, produtora de gametas, e outra assexuada, produtora de esporos. Ademais, não possuem vasos condutores de seiva, o que as torna distintas dos outros grupos vegetais. Sendo assim, o transporte de nutrientes ocorre mediante um processo vagaroso de difusão das células.



--> Pteridófitas:

As pteridófitas apresentam mais variedade que as briófitas. Elas são plantas que, em sua maioria, são terrestres e habitam locais com grande umidade. Alguns exemplos desse grupo: samambaias, avencas e xaxins. Apresentam vasos condutores de seiva, raiz, caule e folhas e, da mesma maneira que as briófitas, a reprodução desses vegetais ocorre mediante uma fase sexuada e outra assexuada. Quando o caule das pteridófitas é subterrâneo, denomina-se de rizoma. Já as epífitas são plantas que se apoiam em outras plantas, todavia, sem causar-lhes danos, como as samambaias e os chifres-de-veado.






--> Gimnospermas:

O grupo das gimnospermas é composto por uma grande variedade de árvores e arbustos de diversos portes. São plantas vasculares (presença de vasos condutores de seiva), que possuem raiz, caule, folha e sementes. Alguns exemplos de gimnospermas: sequoias, pinheiros, araucárias, dentre outras. A reprodução das Gimnospermas é sexuada. A fecundação ocorre nos órgãos femininos pelo pólen, que é produzido pelos órgãos masculinos e transportado com o auxílio da natureza através de vento, chuva, insetos e pássaros. O que as difere do grupo das Angiospermas são principalmente suas sementes, visto que apresentam as chamadas sementes nuas, ou seja, não envolvidas pelo ovário.


--> Angiospermas:

As angiospermas são plantas vasculares, ou seja, possuem vasos condutores. Elas habitam diferentes ambientes e representam um grupo muito variado, composto de vegetais de pequeno e grande porte. As angiospermas caracterizam o maior grupo do reino vegetal, com aproximadamente 200 mil espécies. São distintas das Gimnospermas na medida em que suas sementes são guardadas no interior do fruto. Sua reprodução é sexuada e a fecundação ocorre com a presença do pólen masculino.


-------------------------------------------------------  Curiosidades  ----------------------------------------------------- 
*O Reino Vegetal é composto de aproximadamente 400 mil espécies conhecidas, sendo portanto, um dos maiores grupos de seres vivos.
*Por serem organismos autossuficientes (autótrofos), as plantas foram os primeiros seres habitantes do planeta Terra.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

TAXONOMIA

 Taxonomia é o processo que descreve a diversidade dos seres vivos. Esse processo é feito usando artifícios como a classificação e nomenclatura. A classificação consiste em colocar os indivíduos em grupos com base em alguns critérios. A nomenclatura dá nome aos indivíduos e aos grupos a que eles pertencem. Por isso cada pedaço agrupado desses indivíduos, sejam eles grupos grandes ou um só indivíduo, é chamado de táxon.

Origem:

     A taxonomia teve início dentro da escola Essencialista-Lineana. Essencialista é a classificação dada para o        processo de agrupar táxons por semelhanças compartilhadas. O nome Lineana vem de Carl Linneaus que criou o sistema de nomes usado até hoje, o sistema binomial.

Evolução:

 Há uma lógica para que seja feita uma classificação mais coerente possível. Essa lógica seguida é evolutiva. A evolução estipula que os indivíduos se relacionam na descendência deles, que vem de um ancestral em comum.   Sendo assim, como há um ancestral comum entre os táxons, a história evolutiva é contada com base nas novidades evolutivas (modificações).

Caráteres taxonômicos
Caráteres merísticos são aqueles com relação às estruturas externa do corpo como por exemplo número de membro, de escamas etc.

      Os taxons:

Os taxons são categorias usados no sistema de classificação dos seres vivos. São eles:

- Domínio

- Reino

- Filo (em Botânica é usado Divisão)

- Classe

- Ordem

- Família

- Gênero

- Espécie

Vírus


Resultado de imagem para virus


Algumas infecções, como a gripe, dengue, AIDS, são causadas por vírus. Os vírus (do latim “veneno” ou “toxina”) são parasitas obrigatórios dos seres vivos. Isso porque eles não conseguem multiplicar seu material genético se não estiverem dentro de um organismo.  Não são considerados seres vivos por não realizarem funções vitais característicos dos seres viventes e nem terem células e nem organização celular (são chamados de acelulares). Porém, esse debate sobre os vírus estarem vivos ou não tem se expandido por conta de algumas pesquisas atuais que dizem que eles são um tipo muito simples e antigo e vida.

Os vírus são divididos entre retrovírus (os que possuem RNA como material genético) e adenovírus (os que possuem DNA como material genético). Eles são muito pequenos e simples, capazes de infectar as menores bactérias conhecidas. Quando estão fora do ambiente intracelular, eles são seres inertes. Mas, quando infectam alguma célula, injetam seu material genético que é capaz de se replicar de forma muito rápida.

Estrutura dos Vírus
A partícula viral é denominada de vírion. Ela é composta por:

   -Núcleo: que é o próprio genoma (DNA ou RNA, nunca os dois juntos);
   -Capsídeo: envelope que envolve o genoma do vírus. O capsídeo é formado por capsômeros. Ou seja, um               conjunto de capsômeros forma o capsídeo.
   -Envelope: alguns vírus apresentam o envelope, que é um revestimento externo dos vírus. Esse revestimento           deriva de partes celulares como as membranas e outras organelas.

Resultado de imagem para virus
Resultado de imagem para virus
Adicionar legenda

        Quanto a sua forma de reprodução, pode acontecer por ciclo lítico ou ciclo lisogênico:



Ciclo lítico:

 -No ciclo lítico, o vírus se aproxima da célula e injeta o seu material genético. Esse material entra na célula e se multiplica com a ajuda das organelas da célula infectada. Daí, o DNA ou RNA do vírus vai caracterizar o tipo de infecção e doença. A célula infectada morre e libera os vírus que se formaram dentro dela e esses vírus vão infectar outras células.

Ciclo lisogênico:

-Nesse ciclo, o vírus introduz o seu material genético na célula. Esse material vai fazer parte do DNA da célula e irá ser replicado durante o processo de meiose celular.

sábado, 14 de julho de 2018

Seminário sobre o meio ambiente

Apresentação dos seminários sobre a semana do meio ambiente:

"Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente."

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Feira de Ciências

Vídeo sobre a Feira de Ciências:

TEMA:
                           "A ciência para a redução das desigualdades"



https://www.youtube.com/watch?v=sf4PrrIxI5g

sábado, 30 de junho de 2018

Um alerta sobre o manguezal !!!



Cada vez mais o meio ambiente vem sendo tomado pelo ser humano. Em Piúma não é muito diferente, hoje o meio ambiente se encontra bastante degradado e poluído.

Anos atrás o meio ambiente da região era bem conservado e bem cuidado pelos moradores e também pelos turistas que ali visitavam, mas muita coisa mudou de uns tempos para cá. A beleza que se via antes não se encontra mais, o ambiente que era conservado, hoje ficou de lado. 



 A praia doce, por exemplo, se encontra em estado de degradação, nas margens podemos ver objetos, plásticos, calçados, madeira e até mesmo aninais em decomposição. E uma triste realidade em que se encontra no litoral de Piúma.

O manguezal desempenha um papel muito importante como exportador de matéria prima para o estuário. E é no mangue onde os peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições perfeitas para produção, criadouro e abrigo para várias espécies da fauna, tanto a aquática quanto a terrestre.
Desmatamento, aterro, lançamento de esgoto nas águas, isso tudo e muito mais pode causar alterações nos manguezais causando um grande impacto ambiental. Prejudicando assim a vida marinha e daqueles que vivem em seu entorno.

sexta-feira, 8 de junho de 2018

ABIOGÊNESE E BIOGÊNESE

 A abiogênese e biogênese são duas teorias formuladas para explicar a origem da vida na Terra.A questão de como surgiu a vida na Terra sempre intrigou os cientistas. Para responder a essa pergunta, eles formularam hipóteses e realizam diversos tipos de experimentos.
A teoria da abiogênese foi a primeira a surgir, ela descrevia que a vida surgia de forma espontânea.

 Os cientistas defensores da abiogênese acreditavam que a vida podia surgir espontaneamente. Por exemplo, os cisnes surgiam de folhas que caíam nos lagos e os ratos surgiam de roupas sujas e úmidas misturadas com sementes de trigo.
Apesar de hoje parecer uma teoria absurda, a abiogênese foi por muito tempo aceita para explicar a origem dos seres vivos.

 Alguns cientistas da época também não acreditavam que a vida podia surgir espontaneamente. Assim, surgiu a teoria da biogênese, a qual afirmava que todas as formas de vida só poderiam ser originadas a partir de outras preexistentes.

 Seres vivos apresentam grande complexidade bioquímica. A forma como seres vivos provêm de outros seres vivos é chamada de reprodução (sexuada ou assexuada); isso se dá através da visão conhecida como BIOGÊNESE. Reprodução sexuada se define por meio do contato entre dois seres que unem, por meio de relação sexual ou não, seus gametas (ovulo e espermatozoide) misturando assim seus genes e gerando indivíduos semelhantes. Reprodução assexuada: É um processo que não utiliza os gametas feminino e masculino e gera descendentes geneticamente idênticos.

 Ex.: bactérias. Entretanto, na antiguidade também existia a crença de que um ser vivo poderia ser gerado a partir algo não vivo em certas condições especiais; isso ficou conhecido como teoria da ABIOGÊNESE ou GERAÇÃO ESPONTÂNEA.


Diferenças entre Abiogênese e Biogênese

 A abiogênese e biogênese são duas teorias opostas para explicar o surgimento da vida.

 Saiba o que é cada uma delas e as suas diferenças:

-Abiogênese: Os seres vivos eram originados a partir de uma matéria bruta sem vida. Teoria derrubada através de experimentos.

-Biogênese: Os seres vivos são originados a partir de outros seres vivos preexistentes. Atualmente aceita para explicar o surgimento dos seres vivos.


Abiogênese x Biogênese

 Diversos cientistas testaram as teorias da abiogênese e biogênese através de experimentos.Em 1668, o médico e cientista italiano Francesco Redi realizou um experimento colocando cadáveres de animais em frascos com bocas largas. Desses, alguns foram vedados com uma gaze fina e outros deixados abertos.
Após alguns dias, ele observou que nos frascos abertos surgiram vermes. Enquanto nos frascos fechados não haviam vermes.

                                                Experimento de Redi

 Redi concluiu que o fato das moscas não poderem entrar nos frascos fechados impediu o surgimento de vermes. As moscas seriam as responsáveis pelo surgimento dos vermes. Com o experimento de Redi, a abiogênese começou a perder credibilidade.

sábado, 21 de abril de 2018

Evolução após Darwin

Seminário de biologia;

Temas abordados no vídeo: -EFEITO DO FUNDADOR; -DEBATE SOBRE A DERIVA; -SELEÇÃO NATURAL; -SELEÇÃO NATURAL E VALOR ADAPTATIVO; -VALOR ADAPTATIVO E AMBIENTE;

https://www.youtube.com/watch?v=eCpJYZUv5GQ

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Surtos de Conjuntivite no Brasil !


A conjuntivite é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho. Ela pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral.
 A conjuntivite pode ser extremamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada
Os sintomas incluem vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos. Também podem ocorrer secreções ou crostas ao redor dos olhos.
Mulher com olhos vermelhos e irritados. Close de uma conjuntivite.

-Algumas das reportagens sobre esse assunto:


-Alguns dos vídeo sobre a conjuntivite: